Método GTD: um convite a uma organização minimalista

Método GTD: um convite a uma organização minimalista

O método GTD, criado por David Allen, é basicamente uma maneira esperta de organizar sua vida e trabalho. Imagina tirar todas as tarefas e preocupações da sua cabeça e colocá-las num sistema confiável, como listas e lembretes.

Assim, você pode se concentrar realmente no que está fazendo, sem ficar estressado tentando lembrar de um milhão de coisas. É como ter um assistente pessoal para a sua memória, ajudando você a se manter no topo das coisas e ser mais produtivo.

De uma maneira simples, direta e minimalista, esses são os cinco itens do método: GTD:

1. Coleta

Comece sua jornada GTD dedicando um tempo para coletar todas as suas tarefas, compromissos e ideias em um único local. Pegue o seu caderno e reúna tudo o que lembrar, não se preocupe em categorizar ou priorizar.O objetivo é esvaziar sua mente, garantindo que nada seja esquecido. 

2. Processamento: Ao analisar cada item coletado, decida qual ação precisa ser tomada. Se a tarefa levar menos de dois minutos, faça-a imediatamente. Caso contrário, delegue, adie para um momento específico ou inclua na sua lista de projetos. 

3. Organização:

Organize suas tarefas em listas específicas, como "Em andamento", "Projetos", "Aguardando" e "Algum Dia/Talvez". Isso ajuda a visualizar de forma clara o queprecisa ser feito e a manter o controle de projetos maiores. 

4. Revisão:

Revise suas listas e compromissos durante o decorrer do dia. Certifique-se de que está atualizado em relação aos seus compromissos e ajuste conforme necessário. Isso garante que você permaneça alinhado com suas prioridades.

 5. Execução:

Coloque os seus planos em ação. Foque nos seus próximos passos, mantendo- se flexível para lidar com as mudanças que possam surgir. A execução é a fase crucial para alcançar uma rotina produtiva.  

Se você está em busca de uma rotina mais organizada e produtiva, o método GTD (Getting Things Done) pode ser a solução que você precisa.

Não esqueça de dedicar um tempo diário para revisar e atualizar suas listas e ser consistente na aplicação do método para colher os melhores resultados. Certamente com esse hábito, a realização das suas atividades diárias se tornará mais leve. 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.