Porque devemos retornar à escrita à mão

Com a tecnologia cada vez mais presente nas nossas atividades diárias, o mundo digital surge como uma boa opção para organizar ideias e afazeres. Os backups em nuvem e a agilidade na digitação realmente ajudam, mas existem uma série de benefícios que sustentam que retornemos ao papel e à caneta. Veja a seguir 7 benefícios da escrita à mão que explicam porque achamos que você deve considerar colocar a caneta no papel com mais frequência.

Foco e concetração
A internet é um universo de possibilidades em termos de distrações, e optar por fazer as anotações neles pode nos levar a entregas piores, com menos tempo de descanso real. Nesse sentido, usar um caderno pode ajudar muito a otimizar o tempo, interrompendo muito menos as anotações, sem os estímulos de notificações, pop-ups, abas em segundo plano e etc.

Envelhecimento mental
Pensar nas palavras certas e colocar tudo no papel exigem atenção em relação aos erros ortográficos e a forma de se organizar ideias e palavras. Por conta disso, a escrita à mão pode reduzir a ocorrência de declínio cognitivo na vida adulta, favorecendo a ativação de atividades cerebrais fundamentais.

Uso do cérebro
Usamos diferentes lados do nosso cérebro, quer sejamos calculistas ou artísticos. Escrevendo à mão, ativamos mais partes de ambos os lados, devido à natureza artística de se escrever, ativando conexões cerebrais que a digitação jamais poderia.

Resolução de problemas
Da próxima vez que você tiver um problema complexo, faça um teste: desenhe tudo em um papel. Os mapas conceituais, especialmente quando feitos por nós, esclarecem confusões em torno de um problema. As variáveis envolvidas e as soluções possíveis ficam mais fáceis de serem entendidas, permitindo uma resolução mais consciente.

Facilidade de aprendizagem
Na escrita à mão, as informações são melhores absorvidas e interpretadas do que com os teclados. Um experimento provou isso, mostrando que os alunos que faziam anotações à mão eram melhores em responder a perguntas sobre a aula do que aqueles que digitavam.

Estimulo à criatividade
A velocidade com que escrevemos também nos ajuda a ser mais criativos. A escrita à mão é muito mais lenta e permite que você tenha tempo para processar seus pensamentos enquanto escreve. Isso dá às ideias criativas a chance de se desenvolverem muito mais do que quando digitadas.

Além disso, existem também aspectos artísticos sutis que só existem no manuscrito. A caligrafia de cada pessoa é única e muitas vezes reforça uma identidade, semelhante a um artista que tem seu próprio meio único de se expressar.

Depressão e ansiedade
Sabemos que a tecnologia em excesso não é amiga da saúde, e o principal motivo é o uso excessivo que existe nos dias atuais. Nesse sentido, optar por usar um caderno pode ser uma ação pequena, mas poderosa, na contramão disso. A escrita além de lenta é rítmica, o que ajuda seus pensamentos a entrarem em um fluxo calmante, diferente das rotinas repletas de estresse.

Adquirir o hábito da escrita à mão coloca nosso cérebro em um funcionamento diferente da digitação. Ela ajuda na retenção de informações, criatividade, resolução de problemas, foco e ainda auxilia em um relaxamento consciente.
Sugerimos a todos que cultive o hábito de escrever à mão. O futuro está em nossas mentes, mas depende de nós, colocarmos em nossas mãos.

Caso precise de um caderno, veja aqui as nossas opções :)


Obrigado pela leitura e até a próxima!

Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados